A cidade do Porto

bandeira-de-portugal

Continuando ainda no mesmo dia do post anterior, saímos de Fátima em direção ao Porto, 200km nos esperavam ainda. Vamos abastecer o carro então, para não ficar no caminho.

viagem a portugal (476)

Só para mostrar nosso carro e os bastidores da viagem

“Portugal começou pelo Porto”. A cidade do Porto é a cidade que deu nome a Portugal, é conhecida como a capital do norte e é a segunda maior cidade de país. A cidade deu nome a um dos mais cobiçados vinhos do planeta, o adocicado e aromático vinho do Porto, e enriqueceu graças ao comércio da bebida.

Em 2012 e 2014, foi eleita “Melhor Destino Europeu” (pela European Consumers Choice), em 2013, foi eleita o “Melhor Destino de férias na Europa” (pela Lonely Planet)  e em 2015, foi eleita um dos 10 destinos turísticos de primeira (pelo jornal britânico “The Guardian”).

Chegamos na cidade junto com o pôr-do-sol, fizemos check in no hotel Ibis São João e resolvemos deixar o carro descansando para irmos de metrô para o centro conhecer o terreno. O metrô é do lado do Hotel, e em 10 minutos estávamos no centro.

Chegamos na Estação São Bento, no centro histórico da cidade, e ela mesma já é uma atração.

viagem a portugal (486)

Estação São Bento

viagem a portugal (487)

Na mesma rua encontra-se a Sé do Porto, um dos principais e mais antigos monumentos de Portugal. Ficamos um tempinho ali, no Terreiro da Sé, observando o pôr-do-sol, curtindo a paisagem e fazendo algumas fotos.

viagem a portugal (480)

Vista bem básica do Terreiro da Sé

viagem a portugal (485)

Eu e a vista

Pela minha cara de cansada dá para imaginar que não fizemos mais nada nesse dia (lembrando que estamos na rua desde muito cedo quando saímos de Sintra) e como o sol se foi e a noite chegou, voltamos para o hotel, comemos alguma coisa lá perto ( tem um minishopping embaixo do hotel) e zzzzzzzzzzzzzz.

Uma observação a ser feita: desculpem-me pelas fotos, nessa época (2007) nossa máquina era pior do que a atual, que também não é profissional. E também me desculpem pela falta de fotos de todos os ângulos possíveis, mas agora que montei o blog, prometo caprichar nesses detalhes. Ok? Tks for understanding!! 🙂

No dia seguinte, com nossa pele relaxada, fomos para o Cais da Ribeira, nas margens do Rio Douro e aos pés da Ponte Dom Luís I, onde fica o cartão postal da cidade. Ficamos caminhando na calçada, cheia de lojas e restaurantes e observando as casinhas coloridas com roupas estendidas no varal. Não precisa ter pressa, o momento é delicioso.

viagem a portugal (488)

Cais da Ribeira, Rio Douro, Ponte Dom Luis I e Rodrigo

viagem a portugal (489)

Eu, o Douro e o metrô, passando em cima da Ponte

viagem a portugal (490)

Casinhas com varais

viagem a portugal (491)

Muitos barcos para te levar dar uma volta no rio

E resolvemos dar uma volta no Douro mesmo, nos garantiram que a paisagem valeria a pena. Compramos o Cruzeiro das Pontes, que tem duração de 50 minutos, e passa por 6 pontes.

viagem a portugal (492)

viagem a portugal (516)

viagem a portugal (517)

viagem a portugal (518)

A paisagem é realmente linda, vale a pena, mas 50 minutos na minha opinião é muito tempo, pode ser por causa do sol, que estava queimando, ou da fome que estava apertando, mas foi a sensação que eu tive. Se você for, não esqueça de levar boné e passar filtro solar.

Em terra firme fomos almoçar, na sombra de preferência. Comemos num restaurante chamado Chez Lapin. Um restaurante típico, com decoração linda, bem na margem do Douro. Pedimos bacalhau com natas, pra não esquecer nunca mais. Nem temos fotos do prato, acho que a fome era tanta, nem lembramos de registrar.

viagem a portugal (520)

Boca cheia

Já muito satisfeitos com nosso almoço (super recomendo esse restaurante), atravessamos a Ponte Dom Luis I, construída em 1886, que liga a cidade do Porto a Vila Nova de Gaia, para chegarmos do outro lado do Rio,  Sim, ali do outro lado é outra cidade. Você pode atravessá-la por baixo, por onde passam os carros, ou por cima, por onde passa o metrô. Se possível passe das duas maneiras, para ver a paisagem por diferentes ângulos.

viagem a portugal (521)

Ponte Dom Luís I

viagem a portugal (523)

Vista da parte de baixo

Não tenho mais fotos, e nesse quesito agora eu deixo muito a desejar, porque atravessamos a ponte, chegamos do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia, com uma vista excepcional da Ribeira do Porto. Andamos no calçadão e fomos entrando em várias das Caves (armazéns) mais famosas para degustar o vinho do Porto. Fizemos isso uma boa parte da tarde. Vou repetir uma foto aqui, para mostrar como os Armazéns ficam dispostos.

viagem a portugal (484)

Os letreiros brancos em cima dos telhados são os armazéns em Vila Nova de Gaia

viagem a portugal (524)

Degustando o vinho do porto

viagem a portugal (526)

Visitando a fabricação do vinho

viagem a portugal (527)

Trouxemos uma garrafa desse six grapes

viagem a portugal (528)

Nos dão uma aula sobre vinho

viagem a portugal (530)

Saímos de lá alegres de tanto vinho e atravessamos a ponte por cima

viagem a portugal (531)

Bem no cantinho da ponte

viagem a portugal (532)

Prometo que a vista é linda

Nosso passeio foi esse, espero que tenham gostado  e no próximo post deixaremos a terra de Camões para trás e chegaremos na Espanha. Até lá!